Histórico
O Professor e Historiador Ozildo Albano, durante toda a sua vida trabalhou, na valorização da história e das tradições da sua família e de sua terra, pesquisando, adquirindo e preservando documentos, livros e objetos representativos da história e da cultura local. Nessa tarefa, chegou a organizar um museu que denominou de Museu-Biblioteca Capitão-Mor João de Deus Gomes Caminha, em homenagem a um antepassado da família, em sua própria residência.
Em 1966 o professor Ozildo Albano franqueou o espaço Museu-Biblioteca à comunidade picoense, principalmente aos estudantes e pesquisadores, a quem atendia pessoalmente.
O Museu-Biblioteca foi reconhecido como de utilidade pública, mediante ao Decreto- Lei Municipal, a partir de projeto do então vereador Fábio José Neiva de Albuquerque.
Em 1999 iniciou-se o regime de comodato com a Fundação Estadual de Cultura e do Desporto do Piauí, passando o Museu a instalar-se no antigo prédio do Grupo Escolar Coelho Rodrigues, recuperado e adaptado para esse fim à comunidade picoense pôde, assim, usufruir mais de perto da riqueza cultural e artística oferecida pelo Museu Biblioteca que todos sempre denominaram de “Museu Ozildo Albano”, em memória ao seu fundador.
O Museu Ozildo Albano está inscrito no Cadastro Nacional dos Museus, do Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.