Exposições Temporárias


Em sua 16ª edição, a Semana Nacional de Museus teve como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” e buscou refletir sobre a importância da conexão digital que estas instituições precisam manter com seus públicos de hoje, cada vez mais exigentes e segmentados, especialmente numa época na qual a internet ampliou de maneira surpreendente a produção e o acesso à informação. O tema sugeriu também que estratégias sejam buscadas com o objetivo de fortalecer as relações entre pequenos museus, processos museais e as comunidades onde se localizam.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente, em comemoração ao dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. Nesta ocasião, os museus são convidados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) a desenvolverem uma programação especial em torno do tema sugerido, chamando a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre ele.

Nesse contexto e em sintonia com o tema proposto, o Museu Ozildo Albano se mobilizou com uma programação bem diversificada, envolvendo as parcerias que lhe são tão importantes. A abertura da semana aconteceu no dia 17 de maio, pela manhã, na sede do Museu Ozildo Albano, com o lançamento do site oficial do museu, uma ferramenta essencial que permitirá, além do acesso à informação, a divulgação da sua proposta cultural – no formato virtual – na preservação da história e memória do povo de Picos e região.

Nessa mesma manhã foi inaugurada a exposição “Caminhos da Comunicação na região de Picos: das pinturas rupestres à era digital”. O acervo exposto nessa mostra traz uma síntese da evolução da comunicação entre os habitantes da região, com destaque para o trabalho realizado pela Profª Drª Ana Maria Koch (in memoriam), através da exposição “Conhecendo pinturas rupestres no Piauí”, coordenada pela mesma no ano de 2009.

A exposição “Caminhos da Comunicação na região de Picos: das pinturas rupestres à era digital”, que continua aberta à visitação até o mês de agosto, traz ainda telas da série “O Homem e o Universo”, do picoense Raymundo Macêdo (irmão de Ozildo Albano), além de documentos e objetos (alguns do acervo de Cristino Varão) que dizem respeito à evolução da comunicação na região de Picos. Ainda referindo-se à programação do dia 17 de maio, foi realizada naquela tarde, a mostra audiovisual “A comunicação pelo olhar de Ozildo Albano”, ministrada brilhantemente pela Profª Drª Cristiane Feitosa Pinheiro e pelo Prof. Me Welbert Feitosa Pinheiro.

Dando continuidade à programação, no dia 18 de maio durante todo manhã e início da tarde, foram realizadas visitas mediadas à exposição mencionada anteriormente. Às 16 horas, aconteceu o Café no Museu, com as seguintes mostras audiovisuais: “O Museu Ozildo Albano como espaço de práticas educativas”, ministrada pelo prof. Me Welbert Feitosa Pinheiro; e “Patrimônio educativo e história da educação: o Museu Ozildo Albano como lugar de memória”, ministrada pela Profª Drª Cristiane Feitosa Pinheiro, ambos da UFPI- Campus de Picos-PI.

Dessa forma, no dia 18 de maio de 2018 deu-se o encerramento da 16ª Semana dos Museus. O evento contou com a participação da comunidade picoense, tendo contribuído de forma significativa para mostrar a importância que o Museu Ozildo Albano tem na preservação e divulgação do nosso patrimônio cultural.